O que fazemos pra você?

Projetamos lares para famílias felizes!

A compra de um apartamento muitas vezes é a realização de um sonho, cercado de expectativas e esperança de felicidade para toda a família na nova morada.

 

Nosso objetivo é criar espaços autênticos, pensados especialmente para você e sua família, que atendam às suas necessidades, contem a história e traduzam a personalidade de cada um. Para isso, embarcamos nas ideias dos clientes, fazemos o projeto do início ao fim, com todos os detalhes e acompanhamos todo o processo de perto para que no final você possa chamar o seu apartamento de lar.

Quem somos?

Criada em 2012, pelos sócios fundadores Bruno Calazans e Ísis Figueirôa, a Elementar vem trilhando o seu caminho no mercado de arquitetura sempre se aprimorando, buscando conhecimento e se atualizando com as últimas novidades para o desenvolvimento de  soluções originais e a criação de projetos com uma assinatura própria, já reconhecida pelo mercado e pelos clientes. Hoje, tendo realizando mais de 125 projetos residenciais e comerciais, nos tornamos especialistas em projetos de apartamentos, onde ali traduzimos em arquitetura, a história e os desejos dos clientes. Não nos falta zelo, carinho e atenção aos detalhes, e também a vontade de construir as ideias juntos e tirar do papel o tão sonhado lar.

BRUNO CALAZANS


ARQUITETO E URBANISTA - UFPE 2010
CAU A65552-0
Bruno é um apaixonado por arquitetura e muito exigente na qualidade dos projetos. Só apresenta uma solução depois de ter dado o máximo de si.

íSIS FIGUEIRÔA


ARQUITETA E URBANISTA - UFPE 2009
CAU A66613-9
Para Ísis, o mais importante é ouvir as pessoas que vão morar naquele espaço, para que assim, o projeto reflita o que o cliente sempre sonhou.

Quais são as etapas do projeto?

1. Briefing



Etapa essencial para entender e traduzir em projeto o que o cliente sonha. Coletamos as informações iniciais, como suas necessidades, desejos, gostos e orçamento disponível. Através de ferramentas formulários de perguntas e o Pinterest, a troca de ideias, referências e informações acontece com mais facilidade.

2. Levantamento Arquitetônico



Antes de iniciar os desenhos, nossa equipe ou profissionais parceiros vão até o apartamento para fazer a medição ou conferência das paredes, estruturas, janelas, portas, pés direitos, instalações elétricas, etc. e também um registro fotográfico de todos os ambientes e detalhes. Mesmo em um apartamento novo, esta etapa é super importante.

3. Estudo Preliminar



Caso você esteja inseguro de como quer a disposição dos ambientes, fazemos primeiro um estudo preliminar. Trata-se de um projeto mais simplificado, com o layout proposto do apartamento, que nos possibilita alinhar e definir melhor as questões em dúvida.

4. Anteprojeto



O anteprojeto é a materialização em projeto de tudo o que discutimos e alinhamos no briefing. Com a planta baixa com layout e imagens em 3D super realistas, você já consegue ver como será seu novo lar, com as cores, móveis, materiais e decoração escolhidos. Nesta etapa o cliente tem total liberdade de escolha, podendo aprovar ou não o projeto e sugerir modificações. Só seguimos para a etapa seguinte quando o projeto for totalmente aprovado.

5. Projeto Executivo e Detalhamento



É o momento em que elaboramos os desenhos técnicos com uma elevada qualidade e nível de informações, para que sejam obtidos os orçamentos definitivos e principalmente para guiar os profissionais envolvidos na obra para uma execução correta e perfeita do projeto.

6. Acompanhamento e Finalização



As nossas visitas técnicas à obra antecipam problemas, sanam dúvidas e certificam-se que tudo está correndo de acordo com o projeto aprovado por você. Fazemos também o acompanhamento na compra de materiais, mobiliário e assessoria na decoração final.

O que dizem?

“Estávamos só achando soluções e projetos mais padronizados, até que batemos o olho no portfólio da Elementar.”

Diogo Procópio

“Vivendo hoje na nossa casa, a gente tá completamente satisfeito. Era exatamente o que a gente queria.”

Natália Barros e André Pirauá

Dúvidas mais frequentes

Nós podemos lhe ajudar na escolha certa. Vemos as opções selecionadas por você, vamos até elas, avaliamos os itens mais relevantes pra você e sua família e observaremos também ventilação, insolação, privacidade, acabamentos, etc, além disso, fazemos uma relação entre custo de aquisição versus custo da reforma que será necessária para deixar o apartamento com a sua cara, para aí sim sugerir a melhor opção.

Cobramos por esse serviço, mas caso a gente venha a fechar o projeto, o valor pago por essa consultoria é descontado do valor do serviço de arquitetura.

Isso depende do tamanho do apartamento e das intervenções que vão ser feitas.

Geralmente, para uma obra completa, é recomendável uma antecedência de no mínimo 6 a 7 meses da data que se pretende morar, pois, assim se respeita o prazo de projeto e se tem um tempo razoável para solicitação e comparativo de orçamentos, além da execução da obra e do mobiliário.

Depende do escopo do projeto. Como exemplo, para um projeto de uma reforma completa de um apartamento, levamos 70 dias úteis para desenvolvimento de todas as etapas.

Sempre deixamos claro que o projeto é feito a várias mãos e que as ideias dos clientes são, mais que bem-vindas, essenciais para o sucesso do resultado final. Como ferramentas, além dos encontros presenciais ou por vídeo chamada, temos o hábito de criarmos um grupo no Whatsapp com nossa equipe e os clientes, para facilitar a comunicação referente ao projeto. 

Outras duas ferramentas sempre presentes são o Pinterest, onde em pastas compartilhadas com os clientes são adicionadas as referências que nortearão a concepção do projeto e o Dropbox, através do qual os clientes têm sempre acesso, de qualquer lugar, aos desenhos e informações mais atualizadas sobre o seu projeto.

Em todos os encontros que temos são produzidas atas de reunião, onde consta tudo que foi discutido e alinhado, de forma que todas as informações e decisões estejam claras.

Para chegarmos valor do projeto, é importante considerarmos todas as variáveis que influenciam no trabalho.

Qual o tamanho do apartamento? Será uma reforma completa ou terá apenas algumas modificações? Quais ambientes serão reformados? Qual a localização da obra? Qual o prazo do cliente? Haverá objetos/móveis a serem reaproveitados? A marcenaria será executada por marceneiro ou loja de planejados? Qual o nível de complexidade das soluções pensadas?

Essas são algumas das perguntas que nos farão saber quantas horas dedicaremos ao seu projeto e que equipe será mobilizada para atendê-lo, para aí prepararmos a nossa proposta de trabalho.
Para não ficar tão vago e você ter uma estimativa, em média, nossos projetos custam entre R$90,00 e R$140,00/m², podendo essa média ser um pouco menor ou maior, a depender das respostas às perguntas que formulamos acima.

 

Tudo bem. Por aqui é bem raro algum cliente não gostar de nada do projeto, geralmente são somente observações pontuais, haja vista o alinhamento de informações bem feito que é realizado na etapa de briefing. Mas, caso o projeto não atenda ao que você imaginou, ouviremos suas ponderações, trocaremos ideias em cima delas e faremos uma nova opção. A etapa onde deve ocorrer esses ajustes é o anteprojeto, pois é o momento da concepção das ideias, onde todos os elementos foram pensados em detalhe e se conectam entre si. Nas etapas de projeto executivo e detalhamento serão feitos os desenhos técnicos com as informações necessárias a execução daquilo que foi aprovado no anteprojeto, daí a necessidade de qualquer modificação ao que foi proposto ocorrer somente nessa etapa, para que, após a aprovação dela, darmos seguimento as demais etapas.

O projeto é seu e você poderá propor e sugerir à vontade. Haverá alguns pontos que não poderemos abrir mão, seja por questão de segurança ou inviabilidade técnica, por exemplo. O importante é que o escopo, briefing e rito do projeto sejam respeitados. Se as modificações/alterações no projeto não ferirem esses três itens, a liberdade é plena. Vamos dar alguns exemplos pra ficar mais claro:

 

Ex.01: estamos na etapa de anteprojeto e você não gostou de alguma solução apresentada. Neste caso, você tem total liberdade de opinar e sugerir mudanças.

 

Ex. 02: no briefing você pediu, por exemplo, que integrássemos a varanda à sala. Essa solução consta no anteprojeto apresentado e aprovado, mas por alguma razão, depois você decide não mais integrar esses espaços. Isso seria uma modificação no escopo/briefing e somente poderíamos fazer essa modificação mediante aditivo ao contrato, haja vista que houve mudança em relação ao que foi acordado previamente e o projeto teve seu andamento aprovado.

 

Ex. 03: estamos na etapa de projeto executivo e você deseja modificar algo que diz respeito ao anteprojeto. Assim como no exemplo acima, somente poderíamos fazer essa modificação mediante aditivo ao contrato, haja vista que seria uma modificação de algo previamente aprovado.

 

Ex. 04: estamos na etapa de projeto executivo e você deseja modificar um revestimento do projeto, por outro mais barato que encontrou em uma promoção. A modificação poderá ser feita, desde que sejam respeitadas as características técnicas e tenha a nossa autorização, sob risco de não nos responsabilizarmos pelas consequências dessa modificação.

Cada etapa tem seus produtos entregáveis, com todas as informações necessárias à sua compreensão e à execução de forma fiel ao projeto.

De modo geral, fazem parte dos nossos projetos os seguintes itens:

 

 

ANTEPROJETO

-Layout

-Imagens 3D super realistas

-Pré-seleção de mobiliário

 

 

PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTO

-Planta de reforma (construir e demolir)

-Layout de instalações (elétrica, iluminação, hidrossanitária, climatização, etc)

-Detalhamento e especificação dos revestimentos (com quantitativos), louças, metais sanitários e acessórios

-Detalhamento de teto

-Detalhamento de esquadrias 

-Especificação e detalhamento do mobiliário

-Lista de Compras (luminárias, eletrodomésticos, decoração, móveis, etc)

 

 

VISITAS DE ACOMPANHAMENTO

-Por padrão, para um apartamento com reforma completa, nos nossos contratos já estão incluídas 10 visitas de acompanhamento a obra/lojas.

Caso sejam necessárias mais visitas, você pode contratar pacotes extras.

 

Para facilitar o acesso a essa documentação digital, criamos uma pasta compartilhada na nuvem, que você pode acessar de onde e quando quiser, para disponibilizar todas as últimas versões desses documentos.a

Não. Antes do início da obra, emitimos o nosso RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), documento do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), onde nos responsabilizamos tecnicamente pelo projeto de arquitetura e/ou interiores.
O executor da obra é quem deve emitir o documento do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) se responsabilizando pela obra.

  • Ao longo dos anos construímos uma relação com uma série de fornecedores e parceiros que colaboraram com a gente em vários projetos e obras e que alimentam uma lista que criamos onde há indicações de profissionais e empresas para todos os tipos de serviço, desde o macro até os detalhes. Desta forma, você poderá ficar tranquilo sabendo que as equipes estarão trabalhando em sinergia para que sua obra seja executada da forma mais tranquila possível.

Varia de acordo com a complexidade e extensão da intervenção. Para uma reforma completa de um apartamento de 130,00m² leva-se em torno de 90 dias. Deve-se somar a esse prazo o tempo de montagem dos móveis, de em média 4 dias por ambiente, e a volta da equipe de engenharia para finalização e retoques de pintura.

Assim como para definir o valor do projeto, o valor a ser investido na obra de reforma depende de uma série de fatores, como extensão do serviço, materiais empregados, complexidade das soluções, prazo a ser cumprido, etc. Como uma média, para uma reforma completa, de média complexidade, com revestimentos e materiais médios (bons) e mobiliário feito com loja de planejados, investe-se em média R$1.800,00/m². No entanto, que define quanto será investido é o cliente. Nosso papel é otimizar os recursos e orientar o cliente sobre o que é possível fazer com ele, desta forma, alinhando as expectativas.

Sim. Nossos contratos, para reformas completas, incluem, por padrão, 10 visitas de acompanhamento. Utilizamos essas visitas para vermos se está tudo sendo executado conforme o projeto que você aprovou. Como as equipes de obra, em geral, já trabalharam conosco, a comunicação é facilitada, tornando as tomadas de decisão e resolução de problemas mais ágeis.

Sim! Somos um escritório especializado em projetos residenciais, sobretudo apartamentos e casas, mas também temos uma relevante experiência em projetos comerciais. Temos mais de 125 projetos e obras realizados em Pernambuco e outros estados e países, como Rio de Janeiro, São Paulo e Espanha.

Telefone: +55 81 3040.2433

WhatsApp: +55 81 99927.2757

E-mail: projeto@elementararquitetura.com

www.elementararquitetura.com

© 2014 Elementar Arquitetura. Todos os direitos reservados.

Scroll Up